terça-feira, 21 de outubro de 2008

O desaparecimento da "massa"



Picada pelo Solipa e por um anónimo, cá vou eu pela segunda vez ( a primeira foi tudo ao ar e ainda não percebi porquê), falar um pouco da primeira e mais longa garraiada do DCA. Foi uma garraiada toda á maneira, havia ganadeiro, o sr Jose Albino Fernandes que desde logo acolheu a ideia, publicidade através do cartaz que aqui coloco, e os três “empresários” que organizaram a tourada chamavam-se Manuel Loureiro, Carlos Costa e Luis Barbosa. Como em qualquer tourada que se preze, foram cobrados os bilhetes, que se a memória não falha, ascendiam á quantia de 60 contos. A pega do 2º touro seria feita pelo grupo de forcadas, capitaneado pela Paula Henriques. Mas as coisas correram mal, e não fosse a Helena Ubach, 2ª ajuda, que não deixou a Paula sozinha, as restantes…incluindo aqui a amiga que vos escreve…eram umas forcadas da treta ( excepção ainda feita á Noemia que depois com o Vouzela lá conseguiram domar o bicho). A PAULA foi logo colhida pelo touro e levada para o hospital inconsciente, vou ver se encontro a foto de todas nós a fugirmos antes mesmo de o bicho apanhar a Paula. Mas com o rebuliço da pega, da Paula e acho que de outros no hospital, só no fim do dia se deu por falta da “massa”, pensando-se contudo que teria sido acautelada por alguém nos momentos da confusão.Ora no dia seguinte começaram os três “empresários” a ter alguns suores frios. O dinheirito havia sido acautelado …mas por alguém que não era da universidade. Confrontados com a evidência, havia contudo que ir pagar o sr. Jose Albino, e lá foram os três acertar as contas mas com o dinheiro da sua mesada. Só quando no final o sr Jose Albino perguntou se tinham tido um bom lucro, os mesmos lhe contaram o acontecido, ao que o homem ficou deveras sensibilizado pela grandeza de carácter daqueles empresários.Passámos então á fase da policia, e verdade seja dita ou porque a policia da altura era mais eficiente ou porque a ladra era meia descuidada, tenho a ideia, corrigi-me Manelinho que disso já não me lembro bem, que em dias se descobriu a ladra. Mas não acabou aqui, o caso seguiu para tribunal e na sessão de julgamento, a ré, porque apresentou testemunhas de defesa de alto profile que atestaram a sua pouca capacidade mental, apenas foi condenada a devolver o montante roubado. O curioso é que tenho a sensação que todo este processo até foi rápido, talvez porque a dita cuja era uma menina de bem e não convinha dar muito falatório, ou então será eu que tou errada, porque o mês de Julho foi do bloco da Biofísica das 9-5h da tarde, com a aquela Professora, que deixou todos de rastos e com problemas de ouvidos…de nome a Drª Otilia Moura..lembram.-se????

12 comentários:

Adelaide disse...

Afinal, a justiça terceirense funcionava!

Manuel Loureiro disse...

Pois foi Dina, a coisa foi mais ou menos assim como contas, com um pouco mais de organização do que aparenta mas foi em suma isso, o dinheiro desapareceu e com policia e com tudo à que referir que quem descobriu o enigma, tal policia judiciária, foi o nosso colega Vasco Aragão, conhecido por todos pelo Vasquinho, e foi ele que em plenas férias de verão conseguiu descobrir quem nos tinha levado o dinheiro e melhor ainda fazer com que nos devolvessem o mesmo.
Outra pequena grande informação é que não foram só os empresários que se portaram à altura, também a Direcção do DCA assim se portou, passo a contar, tendo contudo que dar a noção da verba em causa, na altura os tais sessenta contos (foi o que se teve de pagar ao ganadeiro pela praça e pelos touros, o roubo foi superior) eram mesmo muito dinheiro, só para que se saiba aqui eu gastava por mês para casa comida e roupa lavada algo como uns seis mil escudos, no ano a seguir quando dei aulas no liceu tinha de ordenado doze mil escudos o que era um autentico luxo, até dava para mandar dinheiro para os meus irmãos, e com isto então vos conto este segredo muito bem guardado já lá vão mais de 25 anos.
Nem eu nem o Costa nem o Nosso Tenente Barbosa tínhamos dinheiro para cobrir a despesa e pagar ao Senhor José Albino os tais sessenta mil escudos, despesa que assumimos em nosso nome por termos sido nós a fazer os contactos com o Ganadeiro em nome da organização da Associação e a intervenção da Direcção do DCA foi a de nos emprestar pessoalmente o dinheiro em troca de lhe termos entregue três cheques assinados e datados para o final do ano económico, de vinte mil escudos cada um, um cheque pessoal por cada um, com a condição de que se não aparecesse o dinheiro até ao fim a universidade accionaria a cobrança dos cheque até ao final do ano. A perspectiva era a de um verão a trabalhar para arranjar dinheiro que cobrisse tal montante até que se recebeu o telefonema do Vasco a informar que o ladrão se lhe tinha confessado.
Bons tempos, do que recordo foi de uma grande solidariedade ente os três e do apoio de muitos colegas, do orgulho de termos cumprido com os compromissos da Associação em nome de todos, e do apoio da Direcção do DCA.
Recordo ainda o sermos recebidos em casa do Ganadeiro que se fazia acompanhar pela filha, e nós acompanhados pela nossa Noémia tendo o Senhor José Albino felicitado a nossa organização e disponibilizado para futuras colaborações.

Graciete disse...

Dina,
Que documento de tão grande valor histórico para todos nós!
Adorei ver o cartaz e sentir que também lá estive!
E estive, mas não corajosa como tu, pois fiquei-me pela bancada a dar força às nossas forcadas, e também aos meninos!!!
Lembro-me tão bem da Paula Henriques sair da arena inconsciente e que, depois disso, ficámos todos aflitos para saber notícias dela.
Quanto à massa, soube que desapareceu, mas o resto... ´so agora é que estou a tomar conhecimento e, pelos vistos, o Sopila sabe quem era a MENINA!!!
Já agora, que o crime já prescreveu, não vem mal ao mundo se ficarmos a saber por onde é que andou a nossa "massa"!
Vejam, como tínhamos 2 CAVALEIROS à altura, "Disciplos do Marquês de Marialva", já então! Não era para qualquer guarraiada e, para mais, a PRIMEIRA. E os 4 MATADORES, formados pela "Universidade de Ciências Carniceiras de Madrid" e todos os outros, fazendo parte de NOMES SONANTES DA TAUROMAQUIA da altura..

GENTE ARROJADA, OUSADA, CORAJOSA, PIONEIRA, VISIONÁRIA, RESPEITADORA,...

GENTE QUE FEZ HISTÓRIA!

Alberto Freitas disse...

Dina
Parabens por me teres trazido à lembrança tempos gloriosos de bravura e coragem, sim, não é fácil ver garraios com aquela bravura que do restante do cartel, falo por mim, a coragem ficou em casa.

Graciete disse...

Niger,
Refectindo sobre o cartaz, vejo que fazias parte da constituição dos "Liliputeanos" e da "Grande Muralha". Homem de coragem!
O Solipa APENAS aparece na "Grande Muralha"!
Nos entretantos, por onde andaria ELE?
Acho-o muito poupado nas palavras!
Fez a Dina pegar no "touro" e falar na MENINA e ele ... nada diz!
Será que também andava entretido com a MENINA e agora anda fugido?
Pelo que sei, ELE até tem a MENINA nas MÃOS, ou não será ELA!!!

Graciete disse...

NIGER,
Depois do que disse, acho que vou andar DESAPARECIDA, como os outros, alguns dias!!!

Pedro Manaças disse...

Estava a pensar dizer os nosmes das duas ladras, mas....
Enfim, como o crime já prescreveu e haveria muito gente importante (importante mesmo viu!) danada comigo fica assim mesmo...

Alberto Freitas disse...

graciete eu tambem era matador nao te esqueças que me chamo Alberto Jorge A. P. Freitas.
Alias eramos os quatro corajosos do nosso ano , O joão cassinelo, o Luis Homem e o Niths

Graciete disse...

Oh Niger,
Mas que erro grave que cometi!
Bem vi o Alberto Jorge! Como imaginas, não chegava lá!
Já percebi que para ser "Matadores" teriam de ser detentores de 2 nomes!!!
Vai-se lá perceber porquê!!!
Os outros, eu sei quem são.

Graciete disse...

Manaças,
Eu pensava que era só uma!
AFINAL...eram DUAS MENINAS?
Tenho direito, como cidadã, que contribuiu para a citada Garraiada na angariação de fundos, e tendo também pago o meu ingresso, a ser informada, por forma a saber onde parou a minha pequena contribuição da "massa"!

Dina disse...

Antes de mais o meu muito obrigado ao Manelinho, por repor a verdade nalguns aspectos, que eu honestamente já não me recordava..foi uma fase em que andava muito....apaixonada...( não é que não continue ...lol), mas talvez isso me tenha feito esquecer alguns pormenores muito importantes.
Niger..como é que a Graciete não se lembra de um tão "grande matador" ( é verdade que eras magrinho..mas caramba..)
Quanto á boca do colega Manaças..também não percebi...olha que isto já tá fazendo as Bodas de Prata e ainda existem surpresas...
Prá proxima será a do Bacalhau..e dos almoços de domingo..preparem-se
lol

Graciete disse...

Dina,
Nunca me lembraria do Niger, a não ser como NIGER!
Não tenho ninguém que me avive a memória como tu tens!!!
Se o anónimo que falas é o Engº Barbosa, podemos dizer que é um anónimo semi-aparecido!!!
Mas estou à espera que ele apareça, porque gosto sempre de conversar com tão ilustre colega!
Também andava, na altura do acontecimento, apaixonada, mas o dito cujo, não estava na praça!
Talvez, por isso, não prestasse tanta atenção aos meus colegas!!!

Related Posts with Thumbnails