sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

O FILAS DE S. MIGUEL



Meus caros, falar da DCA - T-Chã- Angra - Terceira - Açores, não é tarefa completa, por muitos adjetivos e perdicados que o nosso vocabulário nos permita, sem que se preste a devida homenagem a um dos produtos mais fabulosos da insularidade. Falo do Cão de Fila, obviamente.


Observem a Zica. Esta da nada na Terceira - Folhadais.



Trata-se de um animal cheio de alegria, meigo, atento, dedicado, muito territorial. Todas estas características fazem desta raça especialmente dotada para guarda e companhia. Dizem que é um fabuloso "Cão Boieiro". Acredito, contudo não tive oportunidade de o observar pois nunca os tive junto ao gado
Sem duvida alguma foi uma das melhores surpresas que encontrei pelas ilhas de Bruma.
E, se duvidas restarem quanto á capacidade social destes animais, basta reparar no estado em que ficou o sofá após uma tarde só em casa!!! É o Fila de S. Miguel (Açores)

6 comentários:

Adelaide disse...

era assim que se gasatavam as verbas dos SS...mas valeu a pena pela beleza da cadela!

Dina disse...

Também eu tive uma cadelinha fiha da SISSI, cadela preta, de raça Rafeira,que acompanhou-nos fielmente, pelos corredores do DCA, lá pelos anos 80. A SISSI, morreu atropelada, deixando dois orfãos, um macho que ficou a cargo da Manuela Alves e a minha "SARA" cadelinha loira e endiabrada. A bicha permanecia sem dar grandes problemas, também nem tantas alegrias diga-se de passagem, até á data que teve o 1º Cio. Passámos no Bairro noites complicadas com lutas ferozes entre os pretendentes, e o pessoal sem consguir dormir, até que houve uma tarde em que pu-la dentro do quarto, para ve se "descansava", deixando contudo a janela aberta. Pois não me tendo ausentado por mais de meia hora, quando voltei....bem...nem vos digo..era uma promiscuidade..os bichos saltaram a janela...
Resultado???não , não foram filhotes, foi a entrega da dita cuja cuja a uma cozinheira cujo nome não me lembro que a tratava como princesa.
Fiquei vacinada, cadelinhas..só na casa do outros.

Oli disse...

Veloso, sempre te rodeás-te por Belas Fêmas!

Unknown disse...

bem, Veloso, tenho que discordar de ti, pois sei (tenho a certeza disso) que pelas Ilhas de Bruma encontraste surpresas bem melhores do que esa cadela de fila cheia de fome...
Com este comentário não quero retirar nenhum mérito a esta bela cadela, mas também não quero retirar a outras tantas que me morderam as orelhas ...lol
abraço

António Pedro Malva disse...

Desculpem, mas tem de ser. Foda-se lá o cão de fila de S. Miguel.

Como é do conhecimento de alguns e passará agora a ser do de todos, eu trabalhei três anos em S. Miguel a inseminar vacas e juro-vos que inseminei uma vaca segura por um fila, melhor do que se estivesse amarrada com uma corda. Eram bons cães das vacas.
Mas puta que os pariu, pois muita corrida dei para dentro do jeep...
Como se dizia por lá, e por cá a respeito de algumas pessoas, é cão que não conhece o dono!
...mas os do Veloso são de confiança. Afinal não existem maus cães, mas sim maus donos!

Rui Teixeira disse...

Como criador desta raça à cerca de 20 anos; fiquei muito satisfeito ao lêr os Vossos comentarios sobre esta magnifica raça.

Related Posts with Thumbnails