segunda-feira, 29 de junho de 2009

A propósito de “Anos 80, uma grande década!”

A propósito de “Anos 80, uma grande década”, e mesmo que a propósito não viesse, quero felicitar os meus colegas, entenda-se do meu ano (1982/1983), que organizaram o Almoço em Leiria, e que ao nosso ano chamaram os colegas de anos lectivos anteriores ou posteriores, alguns até espaçados mais do que um ano – o que na altura em que estudávamos poderia ser até significativo, mas não foi – e que tiveram um trabalho imenso em obter os contactos ou alguma pista que os levasse até aos mesmos, mas .... conseguiram!
E foram eles o Tó Zé (de Portalegre) e o João Carvalho.
Este último colega esteve também connosco em Ponte de Lima. Contou-me os esforços que envidaram, para que tal se concretizasse. Até para o DCA ele telefonou, na esperança de saber alguma informação, os nomes esquecidos pelo tempo, mas não lhe que foi prestada qualquer informação. Contaram com a ajuda de mais uns colegas do nosso ano e a informação foi sendo vinculada, embora não de forma facilidade.
E lá estavam todos os que eu também queria ter privado. Há tantos anos que não os via, e não os vejo! Nem sabia o algures em que se encontravam.
Por motivos de força maior, ou menor! - também um casamento, Malva - mas sobretudo a leccionação de disciplinas novas, com práticas exigentes, em termos de preparação atempada de material, levou-me a que optasse por não ir.
Mas nesse dia, mesmo durante o casamento, a mente escapava-me para os MEUS COLEGAS.
E estive em contacto com o Solipa e pude ouvir, ao fundo (ao perto), a enorme ovação de todos. Também queria ter lá estado!...
E ficou-se sempre aquela desconcertante sensação que, talvez até pudesse ter lá estado!
Sei que a organização deste Almoço não foi tarefa fácil, porque obrigou-os a dispenderem grande parte do seu tempo livre, em prol do mesmo. Mas conseguiram! Grandes colegas!
Por assim entender, acho que merecem que eu também dispenda, embora excassos minutos do meu tempo livre, enquanto escrevo apenas, mas sobretudo que expresse o que sinto, e que me faça querer também partilhar convosco - não por eles - mas por o que eles fizeram!
Foram eles que iniciaram esta corrente que, não esquecendo o nosso Presidente de sempre, permitiu que a esta década de 80, se juntassem outras décadas, outros anos, outros colegas, mas com o mesmo “ESPÍRITO QUE NOS UNIA”.

4 comentários:

Joaquim Marques AC disse...

Bonita mensagem!
Esta veio lá de dentro, hem! Grace!

Graciete disse...

É verdade, sim! Assim é a minha postura!
Tem de ver bem de dentro, quer seja a brincar ou a sério!
A velha guarda do DCA, que rendou as primeiras e que, que com muito respeito tratava os Profs., mesmo que fossem no dia-a-dia seus amigos. Sabíamos bem os papéis, a sério e a brinca...e não os trocávamos!
Infelizente, parece que caiu no esquecimento dos nossos Profs. e colegas amigos!

Joaquim Marques AC disse...

Grace,
o povo quer é caracóis e sardinha assada... coisas da alma não é o forte dos visitantes do blog.

Graciete disse...

Nem da alma, nem do coração ... pelos vistos!

Related Posts with Thumbnails