domingo, 28 de junho de 2009

Anos 80, uma grande década!

Anos 8o, uma década especial. Para muitos de nós foi a década dos 20 anos, da entrada na Universidade e do início das carreiras profissionais. No resto do Mundo vivia-se em prosperidade económica, na música compunham-se obras de arte...

Recordam-se do "We are the World", da sonoridade, do elenco de artistas, dos tempos em que a solidariedade movia campanhas internacionais? Este vídeo, que recebi de uma amiga, fez-me recordar aquela década, e a nostalgia que me assolou o pensamento, associado às imagens amareladas das fotos da época, aqui publicadas por tantos de nós, com aquelas roupas, aquelas caras (quase angelicais), mas sobretudo a amizade, a cumplicidade, o sentido de pertença, de união, de companheirismo, de orgulho pelo nosso Departamento de Ciências Agrárias ( mesmo sem cantina, sem laboratórios completos, sem quadro de professores, com aulas dadas em blocos intensivos, etc), do carinho com que vivíamos a reconstrução da Ilha Terceira após o terramoto de 1980, das caminhadas a pé até Angra, das velhas urbanas que nos transportavam...

Naquela década, na Terra Chã, We are the World!

Dedico este vídeo aos colegas que frequentaram o DCA nos anos 80.

Para ouvir melhor, vai lá abaixo, na barra lateral e desliga a Rádio Cotonete.

J. Marques

5 comentários:

Graciete disse...

Esta postagem fez-me recuar à década de 80, com muitas saudades e nostalgia.
A Terra Chã era o nosso mundo! Sem dúvida!
A morte recente de Michael Jackson, fez-me sentir precisamente o mesmo. Este artista está colado às minhas memórias deste tempo. Vivemos todas as canções dele. Todas elas nos movimentaram no Santiricon e na Twin’s. Todas elas nos levavam para a pista. Tiveram esta particularidade!
E ao visualizar o vídeo, recordei mais uns quantos, praticamente quase todos, que nos anos 80’s foram detentores de grandes êxitos, e que os associo, de imediato, à minha vida de estudante na ilha Terceira.
Obrigada, por também me dedicares este vídeo.

Joaquim Leça disse...

Eu sou um dos que frequentou o DCA em finais dos anos 80 (1988). Encontrei uma realidade diferente (para melhor), daquela que os colegas se depararam logo após o sismo de 1 de Janeiro de 1980. Mas lembro-me bem desta música e deste vídeo de 1985, que obviamente faz parte da nossa memória colectiva.
A música tem esta qualidade de nos "transportar" para tempos passados, quase sempre associada aos bons momentos das nossas vidas, porque os maus momentos esses, tentamos esquecê-los.
Digam o que disserem, esta música (We are the World), apesar dos seus quase 25 anos, leva-nos a sorrir, a abanar a cabeça, a bater o pézinho e a cantar. É disso que são feitas as canções intemporais!

Noémia disse...

Amigos:
Aqui em casa,as nossas filhas também a cantam de cor.
... são as boas heranças ... Que nunca sintamos vergonha de sermos visitados por qualquer um dos "nossos filhos".
Bjs

António Pedro Malva disse...

Se comentasse esta postagem ia, eu mesmo, fazer uma postagem. Como já se tem sido dito e bem, isto é para comentários e não para postagens!

Assim, quero apenas dizer-vos que as emoções que me causa este vídio-clip (assim chamado na altura), e possivelmente à minha geração, não serão muito diferentes das de quem viveu os anos 80 com vinte anos. Enquanto vocês se entretinham pela Terceira, com vivências que eu viria ter anos mais tarde, naquela altura eu andava a tentar decobrir para que serviria um apêndice que tenho um palmo a baixo do umbigo!

Mas lá que é uma grande música, incapaz de deixar alguém indiferente, lá isso é! E se vos servir de consolo, os cantores também tinham caras angelicais e roupas esquisitas!

um abraço

Graciete disse...

Leça, sabes que a realidade que encontrei, aquele mundo fechado na Terra-Chã, não o troco por nenhum outro!
Aquele foi e é o meu mundo de estudante!
Para quê mais mesa, mais sofã, mais coisa menos coisa, se a nossa realidade estava concentrada em assuntos bem mais eternos e mais úteis, como a amizade, o espírito crítico e reivindicativo bem apurados...
Foi uma grande aprendizagem, sem dúvida!

Related Posts with Thumbnails