quinta-feira, 15 de abril de 2010

Economia - Portugal é o "próximo problema global" - RTP Noticias

Economia - Portugal é o "próximo problema global" - RTP Noticias


Portugal, tal como a Grécia, está à beira da bancarrota, gastou demasiado nos últimos anos e nem sequer está a realizar cortes sérios. Num blogue de opinião publicado no New York Times, Simons Johnson, antigo economista chefe do FMI, e Peter Boone, da "London School of Economics", traçam um cenário de enorme dificuldade para Lisboa nos próximos anos. O título do texto é claro: "O próximo problema global: Portugal".



A ajuda europeia à Grécia não está a resolver o problema mas antes a adiar uma situação cada vez mais complicada que, de acordo com estes dois economistas, quando a "tomada for finalmente desligada, pelo menos uma nação irá terminar com um problema doloroso".
E Portugal é o próximo alvo dos mercados financeiros. Tal como a Grécia, afirmam, está "economicamente à beira da bancarrota" e tanto Atenas como Lisboa "parecem muito mais perigosos do que a Argentina parecia em 2001, quando entrou em incumprimento".
Os dois economistas afirmam que Portugal "gastou demasiado nos últimos anos, fazendo crescer a sua dívida para 78 por cento do Produto Interno Bruto no final de 2009".
A dívida, continuam, "tem sido largamente financiada por estrangeiros e, tal como a Grécia, o país não tem pago os juros devidamente, mas tem refinanciado os pagamentos dos juros todos os anos através da emissão de nova dívida".
Peter Boone e Simon Johnson dizem que "vai chegar a altura em que os mercados financeiros se vão recusar a financiar este esquema ponzi" (esquema em pirâmide).

1 comentário:

Noémia disse...

Um conselho,amigo:
Tira os teus milhões daqui e mete-os lá fora (excepto na Grécia).
Bjs.

Related Posts with Thumbnails