sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Há 30 anos...


Há 30 anos atrás acontecia o Terramoto na ilha Terceira...
Foi um cenário de destruição que os meus colegas de ano encontraram, quando chegaram à ilha. As consequências desse tremor, que abalou a vida da maioria dos Terceirenses foram, também, de modernidade e maior abertura ao mundo.

3 comentários:

Graciete disse...

Em Novembro de 1982, ainda encontrámos quase tudo para reconstruir.
E assistimos a esta reconstrução. Faz parte também das nossas recordações, a movimentação que havia na ilha em torno da mesma.
Imagens de destruição, de tanto sofrimento e dor, felizmente que já distam de 30 anos dos dias de hoje.
Um Bom Ano para ti.
Bjs

Joaquim Marques AC disse...

Irei contar, assim espero, na minha crónica "Faz hoje 30 anos que..." o meu encontro com uma loira, branquela, olhos claros com sombras azuis, 19 aninhos, vinda do meio desses escombros com uma criança ao colo! 30 anos volvidos, é hoje uma Senhora "Tia".
Beijos Tia Luísinha!

Arlindo disse...

Períodos memoráveis foram aqueles que tivemos oportunidade de vivenciar. É claro que a tragédia teve custos elevados, e nestas coisas, todos não pagam por igual, da mesma forma que também não receberam por igual ou proporcional as ajudas para a reconstrução. Notaram-se em muitas situações, completa destruição de habitações ao lado de outras que nem uma belicadura tiveram. A Terceira, não escapou à regra da grande margem de progressão que surge após grandes crises. Gerou-se um grande frenesim na actividade, permitindo quebrar um certo isolacionismo relativamente ao mundo, como de uma reserva se tratasse. Permitiu uma renovação a todos os níveis, até de sangue, evitando mais "consaguinidades".
Um abraço a todos os amigos e colegas, anteriores, contemporâneos e posteriores, que passaram um "troço" da sua vida naquele bocado de terra que a todos nos marcou e do qual nos orgulhamos, pois fizemos "História", ultrapassando os obstáculos que nos diferentes momentos se opuseram à nossa progressão.
Beijo especial à Luísa, por ter evocado situações que permitiram soltar as nossas recordações que fazem já parte de cada um de nós.

Related Posts with Thumbnails