quinta-feira, 18 de junho de 2009

Valerá a pena?

VALERÁ A PENA?

Nas noites mornas desta Primavera de 2009, em amena cavaqueira, os três, quase sempre, no XAT do blog, eu, o Miguel e a Graciete, cansados das parvoíces ditas e reditas, lá fomos construindo diálogos mais sérios.
Como quem reflecte, entre um prato de tremoços e umas cervejolas, sugere o Miguel que se acabe com o blog, ou no mínimo que se converta em sala privada, restrita, sem a presença de visitantes "verdinhos" (leia-se não correctamente identificados). Imediatamente a Graciete opôs-se.
Mas, entre uma e outra baforada de fumaça, a nossa querida amiga lança o repto: porque não formalizamos esta associação, com escritura pública, eleições, sede, orçamento oriundo de quotizações dos sócios (Antigos Alunos do D.C.A.)?
Eu pergunto-vos: VALERÁ A PENA?
Valerá a pena acabar com o blog, e o movimento que esteve na sua génese?
Valerá a pena formalizar esta associação, dando assim um passo adiante?
Ou deixamos tudo como está?

Joaquim Marques

22 comentários:

Joaquim Marques AC disse...

Eu dou a primeira opinião:
Conhecendo o "meu gado", os da minha época, como se comportavam há 25 anos, e pela inércia do seu comportamente actual, o que era já esperado, eu sou por manter tudo como está.
Por outras palavras, não estou disponível para puxar por mais esta carroça, leia-se trabalhar (sózinho ou quase) para formalizar uma associação.
Também não estou disponível para acabar com o blog. Criei-o sem ninguém mo pedir, tomou as porporções que tomou, mas para muitos é um lugar de visita habitual, uma sala de convívio, um local onde muitos vêm saber dos outros.
Depois de ler mais comentários, direi outras coisas que penso a propósito.
Vá, botem faladura!

João Silva 1988/1992 - DCA disse...

Nuito bem haja pelo que já fizeram e despertaram nas consciencias de alguns, existem Amigos que ainda se não livertaram de caminharem sozinhos e se identificarem só caminhavam na "manada".
Mas para quem deixou +or motivos pessoais e profissionais o meio académico deixem o blog caminhar e os anónimos que nos visitam que continuem com a dor de cotovelo.
Uma grande Abraço e um Bem haja para todos e Famílias.

António Pedro Malva disse...

acho que o que mata este Blog, é a pressão para que se comente e se poste! Sou de acordo que as pessoas o façam ao ritmo que lhes apetecer, mas não sou de acordo com os anónimos e com os pseudónimos, nem com os clones.

Discordo quando se diz que são sempre os mesmos (Joaquim, Miguel e Graciete), pois isso deixa-me de fora... e à Luisa, e à Noémia, e ao Jorge, e ao Arlindo, e ao Veloso, e ao Sprite e a outros que peço desculpa se deles não me lembrar.

Nem todos temos a mesma disponibilidae. Eu sei da minha: acordo às oito e deito-me às duas! Ao fim-de-semana, quero estar com a família e penso que vocês compreenderão porquê! Os outros, terão os seu motivos.

Agora, uma coisa é muito certa: há muita gente que já frequentou o Blog, com regularidade e de forma activa e deixou de o fazer. Já alguém se perguntou porquê?

Onde pára o Solipa, o André, a Adelaide...? Pensem nisso.

Eu, da minha parte, gostaria apenas que as conversas do Chat fossem divertidas, mas mais construtivas, direi mesmo, mais sérias. Será que pessoas adultas, não conseguem conversar agradavelmente com apenas alguns disparates pelo meio, e não ao contrário?!

Já agora, também gostava de saber qual o interesse de carradas de pessoas registadas no Blog, que nunca postaram, ou comentaram uma única linha.

É esta a minha opinião.

um abraço aos homens e um beijo às senhoras

Joaquim Marques AC disse...

Pedro Malva,
Obrigado pelo teu comentário e opinião, porém, eu fiz 3 perguntas e não respondeste a nenhuma.

João Silva,
Obrigado pelo teu comentário e opinião. Tens que mobilizar a tua esquadra para vir pôr ordem neste blog.
:D

António Pedro Malva disse...

Desculpa.

então é assim:
Não
Sim
Não

Adelaide disse...

Malva, a Adelaide está aqui!
Sem dúvida que vale!, A pena, já não sei!
Acabar, não concordo!
Formalizar, porque não?
Deixa andar...é o lema do nosso país!

Adelaide disse...

No livro de visitas vão aparecendo de vez em quando caras novas!
Vitor Algarvio, não te perdoo não saberes o nome da tua madrinha!

Noémia disse...

-Acabar?
-NUNCA!
-Formalizar?
-Talvêz.
-Deixar td como está?
-Desde que deixem de fora os clones e os anónimos.

Que venham mais 5!

Luísa Benevides disse...

«Valerá a pena acabar com o blog e o movimento que está na sua génese?»

Claro que não! Este espaço já propiciou reencontros, levou-nos a reunir em Ponte de Lima, permitiu-nos conhecer colegas, uns mais novos que outros, aproximou e reaproximou pessoas.
Marques, passava-te pela cabeça ir almoçar a Almeirim com o Malva antes do blog?
Eu, antes de frequentar este cantinho do mundo virtual, não me imaginava a almoçar e a conviver com todos aqueles que participaram no almoço em Ponte de Lima.

«Valerá a pena formalizar esta associação e dar um passo adiante?»

Esta Associação poderá correr o risco da maioria das Uniões de Facto, que quando passam a Casamentos formais, seis meses depois há Divórcios!
Gosto dela tal como existe, considero que não é o papel que a vai tornar mais participativa, mais dinâmica e mais credível. Por isso abstenho-me!

«Deixamos tudo como está?»

Se o problema é: os verdinhos e os clones no “xat”; a falta de novos postadores; a não participação dos colegas registados e visitantes, a minha resposta é “deixa como está!”
A mim não me incomodam os visitantes que não se identificam, porque, muito provavelmente, nem vão ao xat. Os “verdinhos” que metem conversa e quando são estranhos, nós temos a possibilidade de os banir. Os “clones”, desses nem falo, parece-me mais ou menos óbvio que alguém sabe quem são, senão não os dourava. Quanto, à falta de novos postadores, e falo por mim, nem sempre tenho a inspiração e o dom da escrita, por isso compreendo que o mesmo aconteça a muitos de nós, embora, por motivos conhecidos, não tenha falta de tempo, mas haverá quem a tenha.

Tenho dito!!

Graciete disse...

Apenas quero acrescentar que quando propus a formalização desta Associação, fi-lo na sequência de conversas trocadas com o Marques, designadamente de alguns projectos que poderiam ser realizados, mas que para tal, necessitariam desta formalização para serem apoiados ou acarinhados, concedendo também a credibilidade e a transparência que os mesmos exigem. Também o fiz a pensar em todos os antigos alunos do DCA.

Em relação a outros assuntos entretanto levantado, não irei comentar nesta postagem!

ck disse...

Engenheiros (as),
O que importa quem posta, ou o quê?
Eu dou por mim a “picar o ponto” todos (ou quase todos) os dias neste blog. É tão bem rever gente a quem há muito tinha perdido “o rasto”, recordar fotos e pensar:
“Ai que horror, olha os modelitos dos 80’s” “Olha o /a ... que será feito dela’?”

Se me permitem, embora eu não ”poste” muito... “curto bués esta cena!”

Adorei rever o Pinante , o Veloso , o Sprite, a Adelaide e tantos outros. Até o “João Policia”!!! Certamente, muitos mais haverá que mais cedo ou mais tarde irão aparecer.

Pelo menos temos um “repositório” de contactos e de novidades, de beijocas e de saudades (ena, esta foi profunda!).

Agora , que já fiz o meu break matinal... vou voltar ao trabalho... Vamos lá ganhar dinheirinho para umas férias na Terceira.

Beijocas,
ck

Noémia disse...

ck???
Calvin Klein??

Joaquim Marques AC disse...

Adelaide, Noémia, Luísa, Grace,Cláudia Kay,
Obrigado pelos vossos comentários.
Aliás, são mais que comentários, extensos e intensos, a minha postagem sente-se diminuída perante tão exuberante mostra de criatividade literária.

Noémia, Noéminha, Noédeninguém:
ck = Claudia Kay, é do ano do Rabiçais, o que demonstra que toda a regra tem excepção! Ainda não conheço esta colega, mas parece ser fixe, tal como é o Veloso e outros, excepto a pinante excepção!

loooool

Joaquim Leça disse...

Caros Amigos,

1.O blogue criou raízes e cresce ao sabor dos dias de cada um de nós. Uns dias mais ocupados, outros mais desafogados, alguns inspirados e outros, nem por isso.
O blogue deve continuar porque como já foi dito nos comentários anteriores, tem promovido o salutar convívio virtual e real dos antigos alunos do DCA, das diferentes gerações que por lá passaram.

2. A criação de uma Associação formal poderá ser difícil de concretizar, pela distância geográfica de cada um de nós, pela vida profissional e familiar de cada um de nós, entre outros factores. Cito a frase que está na lateral direita do blogue desde a sua criação: "Nascemos formalmente, como Associação informal, em Leiria a 20 de Setembro de 2008". Subscrevo por inteiro esta frase.
O sucesso da AAACAUA passa pelo facto de ser uma associação informal.

3. Por agora, deixemos as coisas como estão.
Acredito que a realização de encontros como o que ocorreu em Leiria, em Ponte de Lima e os que se seguirão, são bons exemplos do porquê da existência deste blogue.

Unknown disse...

Amigos, não posso deixar de comentar esta postagem, até porque falam em mim a torto e a direito...
Assim, não respondo a provocações, sejam elas quais forem e venham elas de onde vierem, e também sei que os contra sensos que por aqui vão, são apenas uma tentativa de acirrar vontades... seja!
Por mim só chego a uma conclusão... é que de facto esta primavera anda toda trocada e as hormonas andam alteradas - deixem-se de merdas!
Deixem o verdes, oa azuis, os clones andar por aí, que mal vós fazem?
Qt ao blog, se acabas com ele, MArques, vou aí e dou-te uma coça, e se o profissionalizas amarro-te a um tronco e solto-te um touro que tenho lá em casa...
tenho dito e mai nada, não vos volto a avisar!

Graciete disse...

Jorge,
Falam de ti a torto...a direito não vi!
A não ser mesmo, o facto de seres a excepção, que não deixa de ser a expepção ao "torto" ou a regra do "direito"!

Colegas e amigos,
Penso que este é um excelente momento para dizermos o que pensamos.
Já ouvi muita coisa...sem nada ter a ver com determinados assuntos!
Não estou a constatar, pelo menos até a este momento, que estejam a aproveitar esta excelente oportunidade para exprimirem a vossa opinião. É pena, realmente, que nos o façam!

Unknown disse...

Grace, cada vez me apetec ganir mais!
Ou ando a ler o blog errado, ou se estamos a ler no memso há alguém que não sabe interpretar - sou eu, já sei!
"Não estou a constatar, pelo menos até a este momento, que estejam a aproveitar esta excelente oportunidade para exprimirem a vossa opinião. É pena, realmente, que nos o façam!" Pois, se os comentários expresso não são opinião, então que raio são?
MAis uma vez, só me apetece ganir!

Graciete disse...

Jorge, são apenas alguns...mas muito poucos que opinam!
De qualquer modo, também não soubeste interpretar o que queria dizer, provavelmente à semelhança de outros colegas também, mas tenho a certeza que muitos o souberam fazer!

Joaquim Marques AC disse...

Olhem lá, coleguinhas imediatamente acima, pensam que estamos no canil? Humm?!
Ide ganir pra outro lado!

ck disse...

Marques,
Obrigada pelo comentário. Gostei particularmente do "parece ser fixe!"
Quando ao facto de ainda não nos conhcermos pessoalmente, temos que tratar disso! Nada como uma almoçarada para reunir novamente as tropas, talvez mais para o centro, pois estou por Lisboa e Ponte de Lima é lonngeeeeeeeeeee.

Hoje andava a fazer contas... e já lá vão 20 anos....

beijos a todos
CK (Não Calvin Klein, mas Cláudia Kay)

Paulo Fernandes Sprite disse...

Ora cá vai a minha opinião,
Acabar, não me apetece...
Gosto do que aqui encontrei, não vejo a Kay, o Rabiçais, o Leça, o Celorico e tantos outros, vai para mais que muito tempo e este blog foi a oportunidade de poder saber deles todos.
Acabar? Não deixem-se disso!

Quanto ao facto de muita gente não participar mais ou quase nada, deve-se muito ao bloco que é criado quando se descobre este blog. Verdinhos? Jurrássicos? Já pensaram nisso? É para participarmos ou não?

O Malva escreveu e muito bem sobre as conversas do blog, não têm sido muito cativantes e muitas gente que vai aparecendo nem intervem e acaba por visitar apenas para ver caras conhecidas.

Formalizar? Gosto deste formato! Depois ainda vêm as quotas e ninguém as irá pagar!

Quanto às minhas participações, gosto mais de postar fotos, é mais prático!

MigBez disse...

O que este gajo faz para ganhar a "corrida" do "post" mais comentado...
Pior que cunhas... pois é dele para ele...

Related Posts with Thumbnails