sexta-feira, 7 de novembro de 2008

FESTA NO BAIRRO DA TERRA CHÃ

Para a malta aquecer a alma antes de ir para o Satiricon, o pessoal do DCA que morava nas casas do Bairro Social organizava festas para todos os gostos.
No relvado em frente à casa onde eu morava, juntamente com o Fontes e o Manuel Loureiro, decorreram várias, as quais obedeciam ao seguinte cerimonial:
- 1º Acendia-se a fogueira;
- 2º Grelhava-se chouriços de São Miguel (muito apreciados) e bifanas;
- 3º Regava-se tudo com vinho tinto ou cerveja fresquinha;
- 4º Promovia-se o convívio e a boa disposição.
Numa destas festas apareceram 2 americanos da religião “Igreja de Cristo dos últimos dias”, que nos queriam converter. Mas o nosso amigo Solipa tomou conta de ocorrência e ainda lhes deu a volta, comeram e beberam connosco e a partir dessa data começaram a jogar na nossa equipa de Basket que disputava na altura o campeonato da Terceira.
No dia seguinte, o Solipa foi para o Continente e, quando chegou a Lisboa, não se lembrava de nada, mas tinha o casaco todo sujo de vinho. Será que agora nos sabe contar o que aconteceu? Bons Tempos!

28 comentários:

Graciete disse...

Mendes,
Finalmente postas, mesmo quase no fim votação, mas em GRANDE!
Não é que eu também andei com o Solipa, nas festas com os tais "Meninos de Deus" e não estou na foto!
Recordo-me deles jogarem com vocês no Basket.
Lembro-me do Solipa de lhes querer oferecer cerveja, e os homens ... nada, mesmo nada,... nadinha de nada!
Ao que o Solipa lhes perguntava, mas vocês mesmo não bebem, não ..., e eles já lhe iam respondendo, com a sua paciência...!

AAACAUA disse...

Eina! tanta gente conhecida...
Sr. Eng. Mendes, bem-vindo às postagens!

Mendes disse...

Menina Graciete, onde estaria? a servir o vinho?

Adelaide disse...

Graciete, já ias a caminho do Satiricom?

Mendes disse...

Grande Graciete!
Estás sempre em cima do acontecimento. Esta foto é de outra festa que organizamos em frente à casa onde eu morava. Não tenho nenhuma fotografia da festa em que apareceram os americanos, mas lembro-me perfeitamente do Solipa a chatear-lhes a cabeça.
Um abraço.

Mendes disse...

Obrigado Sr. Presidente
Estão aqui alguns colegas do meu ano (1983/84)e outros mais antigos.
Um abraço.

Graciete disse...

Meninos, não de Deus,
Têm de me dizer a data, para de situar no tempo!
Não era "moça" de só me relacionar com os colegas do DCA!
Tinha também os meus conhecimentos mais alargadas, nomeadamente para os lados de Angra!

Fernanda disse...

Só falto lá eu,não é Mendes? O Carlos é que estava magrinho,não se nota barriga nenhuma. Mas está uma boa parte dos caloiros de83/84

Fernanda disse...

Mendes, que será feito do Fontes?
Esse caraças,nem aparece em fotografias nem aqui no nosso blog.Continua inibido!!!!!!Após tantos anos!!!!!

Mendes disse...

Graciete, acho que esta foto é do 84 ou 85. Um abraço.

Carlos Solipa disse...

Essa noite os tais mormons, que tinham feito voto de castidade e que não podiam comer carne nem beber bebidas alcoólicas, fecheios na cozinha junto a uma bacia de alface e acabei por me esquecer deles até que passado um bocado grande fui á cozinha e eles lá estavam impávidos e serenos. Bons rapazes.
Gostei desta postagem, força Mendes, um abraço.
C.Solipa

Carlos Solipa disse...

Como eramos novinhos naquela altura.
Na noite daquela festa viemos para o continente e quando acordei no avião e olhei para o meu casaco que era beije fiquei espantado, estava tinjido de vermelho, e tive que o despir e meter no saco para não fazer figuras tristes no aeroporto. Grande bebedeira.

Graciete disse...

Solipa,
O meu grande amigo que nunca me esquece!
Lembro-me de lá andar contigo e de tu insistires, com as garrafas na mão, para eles beberem.
Mas eles bem viravam a cara, mas não sei se resistiram!

Manuel Loureiro disse...

Boa Foto Mendes, e grandes festas, isto foi em 1985/86 foi no ultimo ano quando eu, rocha, pedro TAP e Tó canedo nos mudámos para o bairro a preparar a vinda para o Continente.
boa Postagem , manda mais
abraço

Carlos Solipa disse...

Graciete, eles resistiram, eram homens de fé, cumpriam á risca a sua castidade.

Carlos Solipa disse...

Graciete, eles resistiram, eram homens de fé, cumpriam á risca a sua castidade.

Mendes disse...

Nandinha!
De facto só faltas tu na foto. Do nosso ano estou eu, o Teodoro, a Cecília, O Chico de Viseu, o Arouca e o Paulo de Cascais. O Solipa estava bem mais magrinho e muito bem disposto com o copo na mão. Em relação ao Fontes, vou ver se tenho alguma foto em que ele apareça ou então um dia destes vou contar uma história em que será o protagonista principal.
Um abraço.

Carlos Solipa disse...

Martinho, meu malandreco, que é feito de ti?
Grande companheiro de quarto, não me digas que não sabes da existência do blog? Vê se dizes aqui alguma coisa ao amigo. Fico á espera.

Mendes disse...

Carlos Solipa! Já reparaste que sempre que havia uma festa, estavas lá. Quanto aos mormons tenho impressão que comeram e beberam alguma coisa (às tantas foi água).Um abraço.

Mendes disse...

Oh Manel! tens razão, a foto é de 85/86, eu entrei em 83/84 e nos primeiros dois anos vivi em Angra.
Um abraço.

Matilde disse...

Peço desculpa por vos contradizer mas, esta festa foi a 9 de Junho de 1984 e no C4. Dia de aniversário da Cecília e a que nos juntamos para inaugurar a nossa casa com pompa e circunstância...lembro-me que fizemos a sangria num daqueles baldes enormes e foi toda, acho que saiu de lá tudo bem quentinho...

Carlos Solipa disse...

Acho que a Matilde tem razão. Um beijinho para ti.
Carlos Solipa

Bruma das Ilhas disse...

Caros Colegas:
Não pretendendo entrar nos promenores da festa, quero só dizer que o bairro da Terra Chã ainda existe, mas com outras restruturas. Na altura ainda se conseguia viver por lá em paz, apesar de alguns problemas que ocasionalmente por lá ocorriam. Mas hoje, é um local de grandes problemas sociais, dado que parece que concentraram no mesmo local tudo o que não prestava de Angra do Heroísmo. Hoje seria difícil ter-se os convívios que aqui estão a ser relatados... Nos dias de hoje, já nenhum aluno vive ou frequenta o referido bairro e passaram a optar por residir pela cidade. Também progressivamente as Instalações antigas do DCA vão sendo, progressivamente, substituídas pelas novas, localizadas no Pico da Urze, junto aos Portões de S. Pedro. Dentro de dois anos, tal como já referi numa postagem mais antiga, o Departamento funcionará na sua totalidade em Angra do Heroísmo.
Um abraço
Vouzela

Mendes disse...

Oh Matilde!
Tens toda a razão, pois o verso desta fotografia tem a letra da Cecília. Aqui vai um gande abraço para todos os colegas presentes na foto, especialmente para a Cecília e o Paulo da Cascais que já partiram para bem longe, mas que continuam na nossa memória.

Helena Flor de Lima disse...

Carlos!
O que vão fazer ás instalações do DCA?
Será que vai funcionar apenas de aviário?!......

Adelaide disse...

As datas não importam, porque as festas repetiram-se por vezes numa hiper frequência! MAs os chouriços de São Miguel...eram super picantes!

Adelaide disse...

Helena, há já quem esteja a trabalhar para que as instalações sejam doadas para o futuro Lar, mas como sabes as regras de admissão são rígidas, por isso...

Bruma das Ilhas disse...

As antigas instalações não irão nem aviário, nem suinicultura. Nas mesmas irão instalar o Centro Tecnológico da Terceira. Mas claro que o Governo já arranjou dinheiro para a construção de um novo edifício...
Um beijinho para a Helena
Vouzela

Related Posts with Thumbnails