quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Feliz quinta-feira de COMPADRES!


Neste dia especial de convívio e amena cavaqueira entre compadres, as comadres do DCA desejam-lhes um dia feliz!

6 comentários:

Graciete disse...

Tanta gente conhecida!!!
Estes...conheço-os todos, o que não me deixa tão "cota"!
Quero junta-me a ti Adelaide, para desejar aos Compadres, o que será mais, uma "Boa Noite de Compadres".

AAACAUA disse...

Sinceramente não me recordo, na minha passagem pelos Açores, dessa história das quintas feiras de amigos, de amigas, de compadres, de comadres, ou seja lá do quê...

Graciete disse...

Marques, vou tentar esclarecer-te. Tens toda a razão no que dizes, ao afirmar que não te recordas e no seguimento cronológico que deste às quintas-feiras. Quando afirmas nos "Açores" aí já a perdes!
Esta tradição destas quintas-feiras é muito antiga mas - e aí está a tua questão - na ilha de S. Miguel. Quando também estive na Terceira não se comemoravam estes dias. Recentemente, comparando com o tempo a que esta tradição remonta, parece que se alastrou a outras ilhas, designadamente a Terceira.
Vou tentar informar-me, porque também tenho curiosidade de o saber, quando de deu ínício a estas celebrações carnavalescas.

Adelaide disse...

Será que estes rapazitos já não se reconhecem e por isso estão sem palavras????
FYI:Quarentões!!!!Piiiiiiiiiiiiiiii

Joaquim Leça disse...

Olá, Adelaide!

Mais uma vez as tradições dos arquipélagos irmãos (Açores e Madeira) coincidem e ainda bem.
É curioso que na Madeira, mais concretamente no nortenho Concelho de Santana (mais conhecido pelas casas típicas cobertas de colmo e em forma de triângulo), celebra-se o dia das comadres e dos compadres. Amanhã, naquele concelho, vai ter lugar a Festa dos Compadres, que é sempre celebrado uma semana antes do Carnaval. Nesta festa, há um julgamento da comadre e do compadre, onde lá lugar para a crítica e sátira socio-políticas. No final, os compadres são sempre condenados e queimados em público!!! Claro que os compadres queimados são bonecos!!!
Beijos e abraços

Adelaide disse...

Fernando Santos perdeste o pio????
João e tu, andas no windsurf e mais nada????

Related Posts with Thumbnails