domingo, 19 de outubro de 2008

O LATIM de Dom Carlos das Neves e Dona Helena de Lima

Esta é uma história recente, mas passada com três famosos “Fósseis”.

As escrituras de Dom Carlos das Neves são sobejamente conhecidas pelos "Fósseis", e agora, por todos os que abrem este grande livro “O Nosso Blog”, pelo que certamente irão reconhecer, neste pequeno excerto, o estilo literário que o caracteriza, quer pela sua singularidade, expressividade, objectividade, quer pelo recurso constante a figuras de estilos, como a repetição, a “adjectivação”, …. e outras!

Se o que vos aqui reporto, deriva do Latim ou do Grego, ou … de qualquer outra Língua, deixarei estas considerações para os entendidos!

Ressalvadas estas apreciações, sinto-me completamente sustentada e argumentada para vos levar até aos bastidores deste BLOG.
E assim prossigo:

Esta semana, encontrando-me eu nos meus merecidos aposentos, eis que recebo um telefonema de Sua Alteza Real, Dom Carlos das Neves, a dizer-me:
- É pena não termos nenhuma fotografia do BURRO.
Ao que respondi:
- Pois é. Nem tenho fotografias contigo no Convento. Tenho algumas das festas, mas só aparece o Niger, o Menano, o Rafael…
Dom Carlos das Neves rapidamente se apressou a perguntar:
- F…., meu! Por onde é que é andava c…?
Ao que, Sua serva, respondeu:
- Sei lá! Andavas por aí. Que eu saiba só paraste num lugar. Nunca foste de parar muito tempo no mesmo sítio!
Sua Alteza, rapidamente retorquiu:
- F… ! Raios me partam c….!
E desesperadamente, continuou:
- F…., meu! Já andei à procura e não tenho nenhuma fotografia, pá!
Para tranquilizar Dom Carlos das Neves, rapidamente me apressei a responder-lhe:
- Sabes quem é que deve ter muitas fotografias? É a Helena.
E prossegui:
- Mas ela diz que estão fechadas num baú, em casa da mãe, e que não encontra a chave do cadeado.
Sua Alteza entreviu:
- Qual é a dela, meu! Esta gaja também, anda com medo de quê, c…? Esta gente c…, anda com medo de quê? F…meu! Já ando f… da cabeça!
E Sua serva continuou a ouvir os tão sentidos desabafos:
- F…, pá! O que mais pode ter havido c… era uns namoricos, meu! Mas a malta era nova e tinha aquilo para quê, c…? Tinha mais é que de usar c…! Não é, pá?
E continuou:
- F…! Deixa lá estar que vou já telefonar-lhe! Vou chatear-lhe a cabeça!

Não decorreu muito tempo, até que recebesse novo telefonema. Desta vez de Sua Alteza Dona Helena de Lima, que apressadamente contou:
- Tu não sabes com quem é que eu estive a falar agora? Com o Solipa!
E a Sua serva escutou, também, os desabafos de tão nobre Alteza, figura da mais requintada Nobreza, que exigiu que a sua fotografia, para que fosse publicada no Blog, teria de ser emoldurada, em madeira nobre de carValho!
E Dona Helena de Lima acrescentou:
- Ele diz que não tem nenhuma fotografia da Terceira! E… ria-se!
E eis que Sua Alteza resolveu imitar o ilustre Nobre e ouvi:
- Oh pá, f…! Não era homem de andar com a máquina fotográfica a tiracolo!
E, gargalhando, continuou:
- Nunca foi homem para isso, c…!
E concluiu, Dona Helena de Lima:
- Sabes, tenho de mandar cerrar o cadeado.

45 comentários:

AAACAUA disse...

Divinal!
F..., há muitos dias que não me ria tanto, c...!
Mas já agora, o tal baú, não será de cor azul celeste? Fechado a cadeado, talvez seja...Imagino a quantidade de fotografias que lá há...

Graciete disse...

Presidente,
Fico muito contente por teres gostado. Valeu apena ter feito este post, sem que seja só para ti e para mim!
Já há dias que andava com estas célebres frases na minha cabeça, e sempre me que lembra delas, ria-me que nem uma perdida.
Fartei-me de rir sozinha!
Uma vez que a conjuntura o permitou, tomei coragem, e decidi publicá-las. Não sei que repurcursões irão ter nos ilustres Nobres,e principalmente em mim!!!
Mas estou cá para aguentar com elas!
A HELENA, deve ser tesouros lá bem guardados, em azul celeste, e sabe-se lá que mais?

Carlos Solipa disse...

Fabuloso, devias ter ido para escritora, tens realmente o dom da palavra. Lendo esses diálogos parto-me a rir porque é tal e qual e vendo-os escritos é que nos apercebemos quantas asneiras dizemos.
Acho o nosso presidente um pouco retraido, talvez seja por ser fim de semana e como proibiu os comentários anónimos deve de andar com remorsos porque os caralhitos(as) que os escrevem devem ter visto a Bela e o Monstro que só vivem nos subterrâneos, não podem ser vistos, e o presidente gosta de ver toda a gente.

Carlos Solipa

Carlos Solipa disse...

Lena, vais ter que foder o cadeado ao baú, só espero que esse baú não tenha sido o do golpe, se foi que se lixe. Ve lá se vais á tal da Ponta Garça buscar essa treta para nos podermos divertir mais.

Graciete disse...

Carlos,
Muito obrigada pelas teus tão honrosas palavras. Olha que estava cheia de medinho!!!
O Presidente, é um Sr. Presidente, tem de ter contenção nas suas palavras, não é como tu!
Olha, Carlos, com o teu "bom" Português, para que é que ele precisa de anóninos!!!
Qualquer dia expulsa-te do Blog!
Vê lá o trabalho que ele tem contigo. Vai ter de colocar um aviso no Blog, para dizer que este é só para adultos!

Graciete disse...

Carlos,
Olha que ainda vai ser preciso ordens do tribunal para tão falado baú se abrir, senão a mulher nunca mais se despacha!
Já que dizes que tenho do dom da palavra, e que tal eu escrever a tua autobibliografia?
Espreita o teu email que tens lá uma surpresa!!!

AAACAUA disse...

Ó suas línguas porcas, vejam lá se comentam nos posts da malta nova, senão eles inibem-se como os outros!

A Sua Alteza Dona Helena, prometeu uma foto pró blog durante este fim de semana... e nada (até agora)!
É preciso uma paciência de chinês!

Há pouco esqueci-me de elogiar o grafismo deste teu post, Graciete, ficou muito bonito. Estás a ficar barra nisto!

Graciete disse...

Marques,
Agradeço teres gostado do grafismo. Tinha pensado noutra coisa, mas como as fotos naquele tempo excasseavam, temos que ir poupando! E o baú, sabe-se lá!!!
Então, nada como um toque de imaginação, tal como fazíamos naqueles tempo.
Se isto fosse em PowerPoint, aí sim!
Mas vou aprendendo a manipular nisto, e sempre para a frente!
Marques, já tinha pensado comentar nos posts da malta mais nova, mas como não os conheço, fiquei com algum receio de as minhas palavras serem mal interpretadas.
Mas irei fazê-lo, quando achar conveniente, esperando também que aparecem a comentar nos dos "Fósseis".

Graciete disse...

Carlos,
Como "Comentadora", e como todos os comentadores, que agora até já é profissão, cometi uma gafe.
Escreverei a tua bibliografia, porque sei que irá ser um sucesso de vendas, mas também poderei fazer a tua autobibliografia, mas para isso vais ter de me pagar muito bem!!!
Exigo também que não uses o teu "dom de oratória" quando a obra for lançada,senão... espantas as elites que se apresentam para estas ocasiões!!!

Adelaide disse...

Senhora Aia, deixe sua Alteza Dona Helena em Paz! Além de ter que ir a Ponta Garça (viagem Longaaaa!), ter que arrombar o cadeado (não se viola assim por tão pouco), está aflita porque não pode comentar.
O Latim de D. Carlos fez-me lembrar uma frase muito famosa, do não sei se, Dom Fontes, que pelos vistos anda muito atarefado nas novas instalações do DCA, ás aranhas com o BLOG e perdido com as novas caloiras que entraram este ano: Fala bem C...!F..!

Graciete disse...

MANAÇAS,
Tu que estás aí na TERCEIRA, saberás melhor que eu o que por aí se passa com os nossos colegas! Eu, ando realmente a leste!!!
"FÓSSEIS" de S.MIGUEL - Eu, Helena Flor de Lima e Dina - presentes!
"FÓSSEIS" da TERCEIRA - Tu, Óscar, Martinho, Helena Trindade, Zita, Paulo Monjardino, Luz Monjardino, Nini, Francisco Armas, que me lembre - Onde param?
Tu - presente. A Helena Trindade também aparece, o Paulo só em dias de Festa e os outros? E há também os mais ou menos "FÓSSEIS" que gostavam da nossa companhia, mas que agora...desapareceram!!!
Que me recorde - Madruga, Henrique Rosa, Manuela Alves, Miguel Bezerra, e outros!
Alguns, pelo que soube, até gostam de ler o Blog. Pois é...gostam de ver a banda a passar, gostam da música, mas aplaudir...não é para eles!!!
Explica-me se aí na Terceira se voltou para aos tempos antes do 25 de Abril? Vivem com medo da CENSURA? Será que a ilha virou "Venezuela" ou "Cuba"?
Instalou-se a DITADURA?

Graciete disse...

Adelaide,
Recordaste-me de mais um para acrescentar à lista dos CÉLEBRES nomes que enviei para o Manaças.
E deve haver mais...

Adelaide disse...

Ora aqui vai (só parte):
Professores ex-alunos: João Madruga,Brito,Fernando Moreira da Silva,Nini,Fontes,Alfredo Borba, David Horta Lopes,Henrique,Duarte Mendonça, António Chaveiro;...
SDASM: Luis Nuno, Mario Mota
SDAT:Neto Ávila,Cristina Silva, Paula Lima,joão Candeias,Baião, Dulce, isabel Armas,Paula Mendes..
SDAGraciosa:Isabel Goulart, helder
Direcções regionais:Pires,Ana Luisa,Becas,cristina Lima,Manuela,
outros: Jacinto,Chico Armas,Ze antonio Pacheco,Belerique, Vilma, paulo Carvalho,Balali,joão Mendes,cidalia, Vitalina,...
Enfim, é dificil porque são tantos, mas estão renitentes, porque será?

AAACAUA disse...

A Curisca Dona Helena, já tem a sua fotografia publicada no Blog.
Foi um parto difícil...

Alberto Freitas disse...

Graciete não sei como dizer o quanto me diverti com a tua História, deve servir de lição para todos os ilustres desaparecidos.
Mesmo quem não teve o prazer de conhecer A.A.Rs no teu texto fica um retrato fidedigno das espécies em causa.
Bem tinha razão quando desejava que nada de mal aconteça ao teu dedo.
Força Cá estou eu sempre avido para ler os teus textos C... me f...

Graciete disse...

Sr. Presidente,
O parto foi mais difícil que o da história do burro!!!
Mas ... hei lá!
Parece que estava a adivinhar!!! Garanto-vos que não sou bruxa mas... que POSE!
Digna de Sua Alteza DONA HELENA DE LIMA. Com colar de pérolas e tudo!!!
Sim, senhor, como manda a VERDADEIRA tradição REAL!!!
Eu não digo que sou SUA Serva? Vê lá a diferença!
Tenho de pedir a Sua Alteza que me "empreste" o seu fotográfo particular, para ver se me tira um RETRATO, mais condizente com a Sua Casa Real.
Aos outros meninos, vão responder logo á noite, porque estou a preparar aulas. Mas tenho muito para dizer! Aliás, como sempre!!! Ahahah.

Adelaide disse...

Esqueci-me de referir nos professores ex alunos o sempre simpático Fernando Pires!

Adelaide disse...

Graciete, uma coisa é certa, aquela foto merece moldura em Carvalho amadurecido...demorou a vir, mas chegou imponentemente!

Graciete disse...

Oh meu amido Niger,
É sempre com grande agrado que recebo os teus comentários.
Também partilho a tua opinião de que as espécies estão RETRATADAS.
O Carlos já se identificou com o texto, vá lá,... homem CORAJOSO!
Só não percebi quando ele diz "...vendo-os escritos é que nos apercebemos quantas asneiras dizemos.", se eu não disse nenhuma, nem a Helena disse... que interpretação ele fez?
Mas também como vês, passou-lhe também depressa os remorsos pois no comentário abaixo... lá veio mais uns!!!
É um caso perdido!!!
Olha que para escrever, ainda que as iniciais, como nunca utilizei estas termologias, os dedos quase que se iam esquecendo de teclar no F e no C! E nem sei se repeti as vezes que ouvi!!!
Conto-te, Niger, que os dedos também de cansam de teclar...
Estas escrituras só têm o eco de 6 ou 7 pessoas, mais 1 ou outra!
Pessoas que merecem toda a minha consideração e respeito, e que gosto de partinhá-las com elas.
Se não houvesse a possibilidade de comentar, compreendia-se. Mas ... estar a esvrever para "VOUYEURS" ..., isto mesmo, é assim que os defino, não me agrada muito.
Estou tão tentada a fazer um artigo para os jornais de distribuição na Terceira, que nem imagines! É mesmo verdade.
Quero ver quem é que vai dar lá a cara!

Graciete disse...

Adelaide,
Não é que Sua Alteza anda tão emproada que ainda não me dirigiu palavra?
A madeira é tão nobre, a de CarValho, mas não convém que Dona Helena espere muito tempo para amadurecê-la, porque os resultados poderão não ser os melhores!!!

Graciete disse...

MANAÇAS,
E eu que pensavas que andavas também ao largo da ilha no "ILHÉU DAS CABRAS"! Não andas?
Se me premeais com o silêncio, também o ser ler!!!

Graciete disse...

Sr. Presidente,
Se for preciso recorrer a bombas para que esta malta toda apareça, tenho conhecimento de quem já as utilizou na Terra Chã, no DCA, e não é SUICIDA!
E até é Associado deste Blog!
Asseguro apenas que não é TERRORISTA À MODERNA!
Mas deve estar quase ...quase... a EXPLODIR!

Zita disse...

Graciete,

Tens deliciado todos os teus colegas com as tuas "estórias", que muitos colunistas se lessem este blogue ficariam cheios de inveja duma "doitoura" ter tanto para contar/publicar e com tanta piada. Como (des)escreves tão bem todas as situações, tenho momentos que ouço a tua voz e claro, a tua gargalhada. Eu sou das que visito todos os dias este sítio e não publico nada. Porquê? Bem, quando se estuda na própria terra nunca se usufrui dos momentos que a maior parte de vocês tiveram oportunidade de usufruir. Hoje percebo bem isso, porque tenho uma filha que vive intensamente o espírito académico.
Orgulho-me de ter estudado no DCA, de ter conhecido muitas pessoas e de continuar a conviver com muitas delas. Tenho recordações eternas da Helena F. Lima, da Helena Trindade, da Graça Pinto e de tantos outros.
Então é assim, não tendo estórias para contar (o que é deveras triste) fico-me pelas visitas e por um ou outro comentário.
Continua a escrever. Amo tudo o que tu nos contas. Obrigado.

Graciete disse...

Maria,
Tenho imensa pena de não a estar a reconhecer. Sabe, como costumam dizer "Marias há muitas!" o que é realmente verdade! A prová-lo está o facto de eu ser também Maria. Engraçado, não é?
A querer que responda de forma personalizada, como é meu costume, tenho que diferenciar todas estas MARIAS, até porque me lembro também de outras!

AAACAUA disse...

Graciete, se clicares em cima do nome, aparece o perfil da pessoa. Esta "maria" é afinal a Zita.

Graciete disse...

Presidente, obrigada pela informação. Sabes, sei todas as "Marias" que entraram no meu ano e que eram dos Açores. Estava a achar muito estranho!
Mas agora estou esclarecida.
Bjs

Graciete disse...

Oh minha amiga Zita!
Como é que querias que eu lá chegasse só com Maria?
Zita, agradeço muito as tuas palavras tão elogiosas.
Lembra-te que não há Bela sem senão!
Nós como estávamos privados de muitas e muitas coisas, que tu não estavas, tinhámos que dar a volta áquele pequeno mundo! E então, havia sempre quem tinha ideias luminosas e muita gente para acompanhar!
Mas, embora não tenhas participado nelas, conheces todos tão bem, que certamente as "estórias" aqui contadas, facilmente te integras e te sentes nelas. Servem também para isso.
E fico muito contente, por estar contá-las, relembrando-as para alguns e a contá-las para ti, com grande prazer, e em inéditos.
Comenta rapariga, que ficarei muito contente por falar contigo.
E se não tens histórias, das antigas, para publicar, escreve as recentes, que certamente que ocorrerão, com os nossos colegas, até porque deves ter um contacto muito estreito com alguns deles.
Quanto à gargalha... continua a mesma. Não há nada a fazer!
Gsotei muito de teres aparecido e ... qualquer dia temos um post teu.
Beijinhos

Alberto Freitas disse...

Todos os dias abro o blogue na espectativa de ver mais um texto, uma foto. O prazer é enorme, sejam do meu tempo ou não, viajo um pouco até um periodo de grande intensidade da minha vida.
Onde andam os desaparecidos? Não chega juntarmo-nos num almoço para depois agirmos como se nada tivesse acontecido, voltar a vinte e cinco anos de escuridão. Vamos a postar todos os textos e fotografias são bem vindos
Um beijo

Graciete disse...

Oh Niger e Carlos,
Meus grandes amigos, esclarecem-se o que se passou no "Almoço de Leiria", porque ando deveras intrigada!
Ando a pensar que, ou a comida estava estragada e deu alguma congestão forte a todos colegas de 82/83 que ficaram tão enjoados?
Ou então a bebida alcoólica tinha um teor muito elevado,que matou algumas células e que só vocês, mais habituados no antigamente, é que escaparam?

Carlos Solipa disse...

Estou a ficar viciado nesta merda, já não fico bem se não fizer uma visitinha aqui ao sítio do MELRO AMARELO pois é aquela que mais anima aqui a coisa. Só não percebi se a moldura da fotografía da Lena é de carValho amadurecido se de caralho amolecido. Eu fico-me mais pelo carvalho francês embebido com bom tinto.
Níger, temos que ir dando uma forcinha a esta gente. Um dia destes vou tentar contar aquela tentativa de assassinato com o táxi. com esta me fico. um beijinho para todas incluindo a Zita, que é uma estreia no nosso blog, e um abraço forte para todos.

Graciete disse...

Solipa das Neves,
Dom Carlos que se porte com o nome que é merecedor!!!
Embora sendo Sua serva, e talvez por isso mesmo, Sua Alteza pensa que tem o direito de lançar, sem mais nem menos, umas "bocas" à moda antiga, como nos tempos de há 25 anos na cantina?
O MELRO já não é o mesmo, Sua Majestade!

Alberto Freitas disse...

Amigo CASFEN sem E e Graciete,
Claro que alguma coisa estava estragada no almoço de Leiria ou então o pessoal anda mais preguiçoso que há 25 anos. Não bastam as boas ideias e a capacidade de as realizar, como o Sr. presidente demonstrou com a criação deste blogue, têm que ser alimentadas. Já me lembrei de fazer neste blogue uma lista negra com os nomes de todos os que tinham obrigação de pelo menos uma vez escreverem qualquer coisa e até hoje ainda não o fizeram. Ou então vou telefonar ao Alcunhas, ao Primo do Alcunhas e ao amigo do Primo do Alcunhas para escreverem qualquer coisa sobre os faltosos estilo CONTRA.

Graciete disse...

Niger,
É mesmo assim!
Senão ... acabou-se os ALMOÇOS!

Helena Flor de lima disse...

Cadeus Graciete!
Finalmente Sua Alteza aparece!
Não podes saber de nada, senão inventas logo uma história.....
Ora cá aí ao pessoal o almoço do galo, que se realizou no Convento?

Helena Flor de lima disse...

Aliás conta ao pessoal o almoço do Galo.....

Graciete disse...

SUA ALTEZA DONA HELENA DE LIMA,
A seus pés me curvo!!!
Apareceu...e em GRANDE!
Para que quero a minha imaginação, SUA MAJESTADE?
Se SUA SERVA contar a HSTÓRIA DO GALO, DONA HELENA, irá "dar-me na cabeça", pelo que estou a pensar só contar as minhas!!!
Tenho a acrescentar não conto mais nada enquanto A LADRA NÃO APARECER!
Quero saber por onde andou a nossa "massa".

Helena Flor de lima disse...

A Ladra andou a passear por lisboa gastou o dinheiro algures em roupas, em boutiques na Avenida de Roma, ainda por cima ficou a dormir em casa de uma colega nossa....quem foi, quem foi agaja????????

Graciete disse...

HELENA,
Também sabes quem foi???
Estou deveras espantada pela sua memória recordar tanto!!!
Tanto pormenor...mas o nome da LADRA?
Apenas quero saber o nome da MENINA QUE LEVOU A NOSSA "MASSA", mais nada.
Ou pelo menos ver a cara da LADRA!
E vou esperar até que alguém me responda, já que afinal sabiam quem era...

Alberto Freitas disse...

Graciete
Não deixes essa rapariga privar-nos de novo de algo que tanta falta nos faz. Já bastou uma vez, mais, ela nunca fez parte da Familia.Era somente um satélite que usando a fraqueza da condição humana se colou.
Já dizia o Conde de Montanelas
Menina, venho fecundá-la/
Não pelo prazer morbido de concupiscencia/
Mas sim pelo valor altruista da conservação da especie/
E dizendo isto o conde fecundou a criada.

Graciete disse...

Oh, Niger!
Fartei-me de rir com esta agora!
Mas que citação!
Não irei tecer comentários sobre o conteúdo desta QUADRA!
Não porque não tenha piada ... mas o CONDE ...!!!
Parece-me que o teu testemunho enriqueceu muito a discussão e algum PONTO veio acrescentar!

Alberto Freitas disse...

Ok.
Então ja podemos continuar a deliciar-nos com as tuas/nossas histórias. e PONTO FINAL.
Um beijo

Graciete disse...

Niger,
Não me parece que o PONTO seja FINAL.
Vou aguardar...

Adelaide disse...

Também anda desaparecido o prof. Oldemiro Rego!

Graciete disse...

Adelaide,
Temos que publicar a LISTA!

Adelaide disse...

Com fotos ou sem fotos?

Related Posts with Thumbnails